sexta-feira, 11 de julho de 2008

Programação de verão

Bom, só para variar, muitas coisas aconteceram desde a última postagem...

O mês de junho já começou animado, com um churrascão de Dia dos Pais (aqui, comemorado no terceiro domingo de junho) lá na casa do Alexandre e da Valéria. Até picanha eles encontraram para fazer a alegria da brasileirada que já está aqui há mais tempo. Cada família levou uma coisinha e estava tudo delicioso. O único detalhe que fugiu um pouco ao nosso controle foi a chegada da chuva. Achamos que seria passageira, mas nada... o churrasco foi finalizado na varanda mesmo!!! Mas foi ótimo! Conversamos até cansar, comemos mais ainda e as crianças brincaram à bessa também. Precisamos repetir a dose!

Emanuel já cuidando de tudo, antes da chuva chegar...

... cada qual com sua cadeirinha dobrável, na área externa
que tem atrás da casa do Alexandre e da Valéria

Com a chegada da chuva, a churrasqueira teve de ser transferida para a varanda!

Alguns dias depois, passamos pela Fête Nationale du Québec, a Fête de Saint Jean Baptiste, padroeiro do Québec, que é comemorada com feriado e tudo mais no dia 24 de junho, com muitos shows e festas espalhados por toda a província. Na noite do dia 23 eu e o Paulo fomos assitir a uma grande queima de fogos programada para o final das apresentações musicais que estavam rolando lá na Marina de Aylmer. Foi muito bonito, mas bem canadense; quando o show pirotécnico acabou, todas as barraquinhas de cachorro-quente, jogos, parque de diversões e etc, acabou também! E todos caminharam organizadamente até o estacionamento para seguir seu caminho para casa. Muito doido isso aqui. A Carol nem estava com a gente, tinha ficado na casa da Juliana e do Giuliano, para dormir com a Ana Júlia e a Maria Luísa uma última vez antes delas partirem de férias para o Brasil.

Na semana seguinte veio a Fête du Canada, no dia 1º de julho. Foi outro feriado, agora nacional, repleto de atividades para todos os gostos. Até mesmo os museus estavam com as portas abertas e entrada franca durante todo o dia. Mas infelizmente não pudemos ver de perto a movimentação do também conhecido "Dia da Mudança". Carolina não estava se sentindo muito bem e acabamos ficando de molho em casa durante o dia, para ver ser ela melhorava para assistirmos ao menos aos fogos de artifício à noite, entre o Parc Jacques-Cartier e o Musée Canadien des Civilisations, que encerrariam as comemorações do dia. E assim fizemos. Mas estava tão lotado que tivemos de estacionar o carro no início da Boulevard Sacré-Coeur e ir andando até a ponte para assistir aos fogos. Mas valeu a pena, foi lindo!

Outro programa diferente que inventamos essa semana foi visitar uma "fazenda de morangos". Como assim? É uma grande fazenda que durante todo o ano faz um revezamento entre as culturas de frutas e legumes, e abre suas portas para o que eles chamam de auto-cueillette. Assim, as pessoas visitam a fazenda, compram uma cestinha e enchem-na com frutas até o topo, e ainda podem comer das frutas enquanto colhem. O nome do local é Potager Eardley, e nos meses de junho e julho a fruta da vez é o morango. Imaginem só se a Carolina não ficou louca com a idéia!! Foi bem divertido! Juntamos um grupinho (nós, Tati e André, Bruno e Jean, Tati e Emanuel, e a Andrea com as filhas Natália e Ana Lívia) e fomos, na quinta-feira à tardinha. Compramos a cesta média, de 3 litros, que voltou abarrotada pra casa. Ainda estamos comendo morango até hoje!





Pois é, e com a chegada definitiva do calor não faltam opções de passeios por aqui. Aliás, praticamente todo final de semana tem alguma atividade em alguma parte da cidade, começando na quinta-feira e terminando só no final do dia no domingo... bem legal!

Por falar nisso, o final de semana passado foi bem cheio. No sábado participamos de um pique-nique bem bacana no Lac Philippe, que fica dentro do Parc de La Gatineau. Ainda não conhecíamos nada desse que é o maior parque daqui, e adoramos! O encontro foi "promovido" pelo Rodrigo e a Luciana, casal de Brasília que já mora aqui há seis anos!! Eles queriam conhecer a brasileirada que vem se instalando aos poucos na região. Conhecemos ainda o Nilton e a Juliana, recém-chegados e amigos da Lu e do Rodrigo. E foi bem legal! O lugar é muito agradável, tem praia, canoas e caiaques para passear nas águas calmas do lago, mesas para pique-nique e até churrasqueiras espalhadas por toda parte. O local também conta com banheiros, duchas, telefone público,... Muito bom! E apesar de ser um pouco afastado de centre ville, cerca de 35km aqui de casa, já estamos programando outro passeio pra lá em breve.




No domingo resolvemos visitar outro dos vários parques da cidade, o Parc du Lac Beauchamp. Desde quinta-feira estava rolando por lá um concurso de esculturas na areia: Merveilles de Sable de Gatineau. O evento acontece todos os anos durante o verão, e conta com diversas outras atividades para toda a família. Como não conhecíamos o lugar, fomos só para ver as esculturas mesmo. Mas lá é um local para se chegar cedo e passar o dia inteiro. Assim como no Lac Philippe, tinham canoas, caiaques e até pedalinhos, a praia estava lotada (pois o calor estava infernal, um sol escaldante...), mesas para pique-nique, barraquinhas com lanches diversos (caros, claro, mas tinha), pintura de rosto, palhaços, brinquedos infláveis para a criançada, uma loucura. Mas o que achamos mais interessante de toda a hora e meia que passamos ali foi a trilha sonora. Fizemos questão de registrar para que depois ninguém dissesse que era balela nossa!










Mas a novidade da semana é bem outra: Carol foi para o Brasil!!! Sim, é verdade! Foi dia 08/07 e só volta no final das férias, dia 27/08. Está lá, toda faceira, curtindo a casa da vovó Maura e do vovô Nondas... Quando recebeu a notícia deu pulos de alegria, e nem quis mais saber de Camp de Jour. Nossa sorte é que tudo aqui é muito organizado e "descomplicado"; então, mesmo tendo feito a inscrição da Carolina para quatro semanas de Colônia de Férias, foi só apresentar a passagem aérea dela no departamento que cuida dos assuntos de laser e esporte da Ville de Gatineau e pronto, receberemos pelo corrreio o reembolso pelas duas semanas que ela não irá mais participar. Fácil assim!

Ah! Na semana passada eu e o Paulo fomos até o Emploi Québec para nos inscrever e solicitar nossa Equivalência de Estudos - que nada mais é que uma comparação entre os estudos feitos em nosso país de origem com o que eles têm aqui, para dizer o que é válido e o que não é, para aproveitamento na Universidade, por exemplo. Na verdade, quem faz a equivalência é o MICC - Misnistério de Imigração e Comunidades Culturais, mas como esse processo é pago, enquanto não estamos trabalhando o Emploi Québec paga por nós. O processo leva de três a quatro meses para ser finalizado. Estamos no agurado...

Então, é isso! Vou ficando por aqui. Só lembrando, quem quiser ver nossas fotos na íntegra, basta visitar nosso Álbum de Fotos, com link no menu lateral do Blog.

Abraços a todos!
Lu

4 comentários:

Carolina disse...

Olá Lu! Tenho acompanhado seu blog....que maravilha é o verão aí, né?! Todos muito animados, diversas atividades...muito bom!

abç,
Carol

Anônimo disse...

Concordo com a Carol, verão maravilhoso que vocês tem aí! Como diz Alysson "show de bola" kkk Parecido aqui com o Brasil kkkk
Achei legal demais as esculturas na areia, o fundo musical não podia ter sido mais perfeito! Muito legal!!! As fotos de vocês no álbum estão ótimas, no festival das Tulipas fica difícil escolher, uma mais linda que a outra!
beijos

Alex disse...

Ola amigos,

Adorei as fotos :)
Vamos aproveitar as férias e passear muito e vamos combinar outro churrascão aqui em casa!!!!!!!!

Adoramos vcs!!!!!!
Torcemos muito por vcs!
Podem sempre contar com a gente pro que precisar!


Um grande beijo dos amigos,

Alexandre e Valéria

Anônimo disse...

Ótimas notícias e com a butique da severina de fundo musical fica perfeito.
Beijos com saudades!