sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

E a vida continua...

Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo acabam deixando a gente meio perdidos e sem saber por onde começar...

Bom, as aulas da Carolina começaram dia 14 de janeiro, numa turma de acolhimento novinha em folha. Até agora, há apenas nove alunos na sala dela. A professora disse que será ótimo poder dar mais atenção para cada aluno individualmente, já que a turma é bem pequena. Aliás, em duas semanas de aula ela já está soltando a língua que é uma beleza; quando completar um mês de escola estará falando tudo, tenho certeza! Uma graça!! Ela já se entrosou com todos os brasileiros que estudam lá e com os outros alunos da turma, cujas origens são as mais variadas possíveis - da Colômbia, a Madagascar, Ucrânia e Casaquistão, entre outras - também. Além disso, já está fazendo parte do Club de Le Petit Desjenue e do time de basquete feminino da Saint-Paul. Aqui é assim, cada dia uma novidade na volta da aula!! Ela e nós estamos adorando isso!!!

Outra novidade pelas bandas de Gatineau é a chegada de nossos primos Diogo e Marina, com sua filhas Morena e Bia. Eles chegaram dia 15/01 e estão "hospedados" aqui em casa desde o último sábado. Estamos dando um auxílio na correria dos primeiros dias, inclusive dando uma mãozinha com as meninas, que ainda são pequenas e não agüentam ficar o dia inteiro batendo pernas pela cidade.

Depois da chegada deles, apesar das obrigações que os primeiros dias de Canadá nos impõem, já saímos com as crianças para nos divertir; fomos escorregar na neve novamente, na rampa da Escola Saint-Paul, onde a Carolina estuda. Compramos uma prancha no sábado à tarde, e no domingo de manhã já estávamos lá. Uma pena o frio estar tão intenso naquela manhã ensolarada, o que não permitiu que ficássemos muito tempo. Naquele dia a temperatura passou pela casa dos -23ºC; acreditem, estava MUITO frio!!!

Outra boa nova é que eu e o Paulo recebemos as cartas de confirmação de nossas respectivas turmas de Francisação. Nossas aulas começam dia 13 de fevereiro, e acontecerão de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h!! A partir dessa data, Carolina começará a freqüentar a Garderie da escola. Para quem não sabe, trata-se de um serviço de guarda que funciona na própria escola; ali as crianças ficam esperando por seus pais até a hora deles voltarem do trabalho; no nosso caso, da aula. E o mais interessante disso tudo é que, apesar de ser um serviço pago (parte é custeada pelo Governo e parte deve ser paga pelos pais, Cad$7,00/dia), durante o período de nossa Francisação, a Garderie da Carol será paga pelo Governo do Québec. Legal, né?!


Marina, Morena, Bia e Diogo na chegada a Ottawa

Enfrentando o frio na ida ao Escritório de Imigração do Québec

Carol e as meninas embaixo do prédio curtindo a neve!!!

Minha filhota-faladora-de-Francês e seu mini-boneco-de-neve!

Carol e Bia fazendo um anjinho de neve na porta do nosso prédio...

... e outro anjinho já pronto, na rampa da escola!!!

Batendo pernas com a galera embaixo de neve!

Beijos a todos! Lu

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal...quando eu for visitar vocês vou ter que fazer um intensivo de francês com a Carol...ihihihih! Parabéns filézinho, and keep up the good work! (Sei lá como se fala isso em francês, pergunta pra sua mãe). Amo vocês!