sexta-feira, 10 de julho de 2009

E o verão chegou!!

Para quem pensa que no Canadá não tem festa junina, ledo engano!! Aqui, o que não faltam são festas e festivais para celebrar o calor e a chegada definitiva do verão. Não tem quadrilha e nem forró, mas também acontecem no mês de junho, oras!! No ano passado eu já havia comentado aqui o quanto as pessoas aproveitam o sol e os longos dias dessa época. Todos saem para rua, para os parques, lotando as ciclovias, mesas de piquenique e churrasqueiras por aí... Muito legal!! E nós, no intuito de mais uma vez entrar no ritmo do verão canadense, vamos seguindo essa onda!

Em 24 de junho, dia de Saint Jean-Baptiste é festejado o dia do Québec, mas as comemorações começaram bem antes! O festival l'Outaouais en Fête teve início no sábado, dia 20, já com mil atrações musicais, artesanato, parque de diversões e muitas outras atividades para toda a família. E coincidentemente, durante o festival, nossa grande amiga Rosana, que até pouco tempo estava no Imperatif Français (ONG organizadora do evento), precisava de alguns bénévoles para trabalhar na festa, então nós resolvemos ajudar. Tiago e Yara, Carol e eu entramos para a equipe do estacionamento!! Paulo estava trabalhando e nem pôde participar dessa vez...

E o dia 24 chegou... feriadão, muito sol e calor, e de quebra, mais um passeio interessante a se fazer: a Competição Internacional de Costelas, na rua Sparks, em Ottawa!! Já conhecíamos, pois visitamos a edição 2008 do evento, e por isso mesmo não poderíamos deixar de ir de novo! Que delícia!!

Ah! Não posso deixar de registrar aqui que, antes de chegar ao festival de costelas, já que estávamos do lado de lá do rio mesmo, resolvemos dar uma passadinha em um mercado português que tivemos notícia há tempos atrás e nunca tínhamos ido, o Mario's Food Centre. E foi uma boa pedida, pois saímos de lá com sucos de caju e maracujá, biscoitos Passatempo recheado e Guaraná Antárctica em latinha e geladinho!! Sim, sim!! Assim como a padaria Lusa, na rua Dumas em Hull mesmo, eles oferecem vários produtos brasileiros: farinha de mandioca e de milho da marca Yoki, assim como a mistura de pão-de-queijo da mesma marca, biscoitos, Fanta laranja e Guaraná, goiabada, marmelada, creme de leite Itambé, leite condensado Moça, sucos tropicais, polvilho, entre muitas outras iguarias, até BomBril tem lá! rsrsrs Fica aí a dica de mais uma opção de local para encontrar essas guloseimas que a gente tanto gosta. O estabelecimento português fica no número 381, McArthur Avenue, em Ottawa (K1L 6N5).

À noite, aproveitamos a boa temperatura e fomos assistir a tradicional queima de fogos no encerramento da Fête du Québec, no Parc des Cedres, em Aylmer.

Na semana seguinte, mais um feriado para curtir: dia primeiro de julho é Canada Day, cheio de atividades durante todo o dia, e mais uma linda queima de fogos à beira do rio... Fomos um pouco de dia e voltamos de novo à noite!


E como não poderíamos deixar passar, fomos à colheita de morangos!! O sábados estava meio nublado, mas não sabíamos se a gente ia ter outra oportunidade de ir nas próximas semanas, então resolvemos arriscar! Foi bem legal, e nem choveu de verdade, só uns pinguinhos pra assustar... Fomos Tiago e Yara, Paulo, Carol e eu, e juntaram-se a nós depois, Thiago e Rosana.

Mais tarde, naquele mesmo dia... Marveilles de Sable!! É incrível como o tempo aqui muda de repente. O dia estava chuvoso, mas transformou-se numa agradável e ensolarada tarde de verão!

Passeamos e fofocamos bastante... Mas fomos todos dormir ansiosos pela programação do dia seguinte: nosso Primeiro Passeio Ciclístico do Grupo Ottawa-Gatineau!! O evento foi planejado semanas atrás, houve até treinamento e ainda contava com a presença de carros de apoio!! O trecho de 35km foi feito pela Véloroute de Draveurs, na Valée de la Gatineau. Levamos as bicicletas para sair da cidade de Kazabazua. Dali a trilha seguia independente da autopista, passava por dentro de Gracefield e 12km depois chegava ao Lac Blue Sea - ponto final dessa nossa primeira "expedição". O resultado final foi bem bacana! O lago é lindo, com águas transparentes, e os ciclistas gostaram bastante da trilha em terra batida que os levou até lá. Pedalaram Paulo, Tiago e Yara, e no meio do caminho ainda se juntaram aos três Roma e Marco! Carol e eu, e Thiago e Rosana fomos com os carros de apoio... A previsão do tempo, que esperava um dia de chuva no início da semana, trouxe um solão de rachar mamona!! Voltamos pra casa no final do dia todos queimados de sol... rsrsrrs E já pensando no próximo "passeio ciclístico"!!

Os ciclistas...

O pessoal de apoio...

A trilha...

Todos os ciclistas reunidos: Tiago,
Yara, Paulo, Roma e Marco


Abraços a todos!!
Luciana, Carol e Paulo

3 comentários:

Rosana Bueno - NANABUENO disse...

Muito dez Lu... Me mande as fotos pois vou colocar no meu blog tbem..rsrsrs...
bjossss
Rosana

Unknown disse...

Caracas..quantas atrações na nova era do gelo, hein?! Podem me inscrever na próxma pedalada, oka? Beijos

Yara e Tiago disse...

Lu querida cade na nova postagem o verão ja acabou, estou esperando novos acontecimento. Beijos da sua vizinha querida