terça-feira, 11 de setembro de 2007

Como tudo começou...

Essa história toda de imigração começou num inocente domingo do mês de março de 2006... Era dia 19, estávamos na casa da minha sogra, passando o tempo num final de tarde. E ao pegar o caderno Trabalho&Emprego do Correio Braziliense, Paulo encontrou como matéria de capa uma reportagem falando do Processo de Imigração do Québec, a província francesa do Canadá. Depois de ler por alto aquele texto, ele perguntou - com um tom de total descontração e fazendo piada - se eu toparia ir para o Canadá. E para sua surpresa, eu respondi que sim. Ele parou por uns segundos, leu os detalhes da reportagem, compartilhou-os comigo e o que começou como uma brincadeira ganhou interesse especial dali em diante.

Começamos a pesquisar tudo a respeito do tal processo. Havia prós e contras, como qualquer coisa nessa vida de Deus. O fato de ter de ficar tão distante de nossas famílias e precisar recomeçar do zero nossa vida era um dos pensamentos recorrentes quando conversávamos sobre o assunto. Mas os prós começaram a adquirir um peso bem maior entre nossos interesses e perspectivas para o futuro... A possibilidade de viver em um país de primeiro mundo, com efetiva qualidade de vida, real apoio do Governo para praticamente tudo, entre outras oportunidades, foram quesitos de peso na hora da decisão. Em maio daquele mesmo ano, depois de assistir a uma palestra informativa bastante inspiradora, ministrada por um funcionário do próprio Escritório de Imigração do Québec, o Roch, decidimos que era isso mesmo o que queríamos para nós e para a Carolina dali pra frente.

Entre a reportagem do jornal, a palestra e longas conversas com nossos pais, passaram-se alguns meses. Repetimos mil vezes o teste on-line disponível no site do Escritório de Imigração, e a resposta obtida era sempre a mesa: "seu perfil foi aprovado, siga em frente". E depois de muitas dúvidas e momentos angustiantes ao pensar que essa decisão mudaria radicalmente nossas vidas para sempre, no dia 21 de agosto de 2006 enviamos pelo Correio toda a documentação exigida para participar da seleção. O Escritório de Imigração que atende aos candidatos brasileiros fica em Buenos Aires/AR, e em dois dias nosso processo já estava lá. No entanto, a abertura oficial de nosso Dossier foi feita no dia 5 de setembro de 2006. E assim demos início a essa nova jornada em nossas vidas...